Amigos Bolachudos

sábado, 10 de agosto de 2013

1_Simplificar a vida_Sofás fáceis de lavar

Uma das excelentes ideias que tive, quando me mudei para esta casa, foi ter adquirido sofás do IKEA com capas removíveis e laváveis.

Já aguentaram crianças a vomitar, xixis inesperados, leites com chocolate derramados e... (um grande rufar de tambores, por favor!)..................... festas de aniversário de crianças.

Nas festas de crianças já houve de tudo, incluindo os clássicos:

musse de chocolate barrada nas almofadas
batata frita esmagada 
gomas coladas ao tecido
pipocas por todo o lado

Nunca tinha lavado as capas na máquina, com medo de que encolhessem ou perdessem qualidade. Mas, um dia, a minha filha mais nova vomitou o sofá tooooodo (parecia um pesadelo...). Era de noite, a meio da semana de trabalho (ou seja, tinha de me levantar às 6h da manhã) e era a única adulta (esgotada) em casa.

Dei um banho à miúda (que começou a tagarelar, aliviada que estava), deitei-a, apanhei o maior da "substância", esfreguei  bem a capa com um pano e pu-la a lavar na máquina. "Que se lixe!", pensei eu, "mas sofá meu tem de estar limpo."

Abri o estendal e pus a capa do sofá a secar.

No dia seguinte, estava sequinha, cheirosa e consegui colocá-la como se fosse manteiga, isto é, com muita facilidade.

É evidente que estes sofás não têm grande qualidade e não são os sofás da minha vida, mas tive oportunidade de comprar outros mais bonitos e melhores e não quis. As razões, para mim, são óbvias: casa com crianças pequenas não merece sofás bons (razão 1) e sofás onde eu me sente e faça umas sonecas têm de estar minimamente limpos (razão 2), logo, serem fáceis de limpar/lavar.

Este é o modelo BEDDINGE com almofadas também do IKEA.
A capa foi colocada 5 minutos antes de tirar esta fotografia e tinha sido apanhada do estendal, já lavada e muito cheirosa. Não precisou de ser passada a ferro e foi colocada com bastante facilidade.
Nota: não estou a fazer publicidade ao IKEA, nem sou sueca, ok?

1 comentário:

Magali disse...

Bem interessante essa materia. Precisando de uma limpeza mais profunda nos sofás por favor nos visite www.donalimpinha.com.br