Amigos Bolachudos

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Momento de lucidez

Conheceram-se com 14 anos e nunca mais se deixaram. Tornaram-se num casal adesivo, sempre de velcro nas mãos e nos olhos. Onde ia um, ia o outro, fosse para tomar um café, comprar pão ou levar o filho à escola, mas sempre de mão na mão e ternura nos gestos...

Lembrei-me deles, ontem à noite. Sempre que a desilusão e o falhanço me visitam, sempre que me pergunto por que razão o meu casamento não resultou e porque são tortuosas, por vezes, as relações de afeto entre as pessoas, lembro-me deles.

Acredito em casamentos, em uniões perfeitas e felizes. Acredito mesmo que há almas gémeas, metades de laranja que se buscam e se completam, tampas que encaixam com perfeição nas suas panelas. Não é filmes românticos ou leituras de Jane Austen a mais, é porque existem mesmo!

A leucemia levou-o e deixou-a a ela com um filho triste e revoltado e outro que já não chegou a conhecer o pai. Nela há força, determinação, até porque a vida continua (dizem os outros)... Mas o olhar, esse, está vazio e mudo, e as mãos andam perdidas e sós.

As relações perfeitas e felizes existem, mas não duram sempre, podem não durar sempre. E é disto que nos devemos lembrar continuamente, todos nós. Sejam os que andam desiludidos, carentes, de coração triste, sejam os que vivem uma relação feliz e genuína, ou até mesmo os que estão confortavelmente instalados numa relação (dita) estável - é que, de repente, tudo pode acabar.

Aceitar a transitoriedade da vida e a fragilidade das relações é a melhor forma de nos deixarmos de lamentos. A vida dos outros não é tão perfeita como pode parecer, nem a nossa é tão desgraçada ou insossa como podemos, por vezes, sentir.

Deixemo-nos de tretas e toca a celebrar a vida! Combinado?


Quanto a mim, vou tomar um misto de pequeno-almoço/almoço, que já é quase meio-dia, vou fazer uma mousse de chocolate para o meu irmão, falar com as minhas filhas, de quem sinto umas saudades violentas, e tentar falar com o namorado - pode ser que já lhe tenha passado a breca. Ou será que foi a mim que passou?! :)


3 comentários:

Benedita disse...

Hoje é um bom dia! ;)
Gostei imenso dessa tua clareza de espírito. Inspira! :)

Maria Bolacha disse...

Se consegui inspirar alguém, este já está a ser de certeza um excelente dia!

Beijitos!

Panda Girl disse...

bem... fiquei sem palavras pra comentar mas realmente às vezes dou por mim também a pensar essas coisas e und dias acredito que existe a metade de nós outras vezes acho que é só treta.... são dias :)