Amigos Bolachudos

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O que é uma alimentação saudável?

Decididamente, é aquela que também faz bem ao espírito.

Se me dá prazer comer mousse de chocolate;
Se me dá prazer comer gelado de menta;
Se me dá prazer comer francesinha;
Se me dá prazer comer bife com ovo a cavalo e batatas fritas;
Se me dá prazer... (a lista seria infindável)

... por que cargas de água é que não posso comer?!

Felizmente, ou não, não experimento a paranóia de muitas pessoas, que insistem em considerar certos alimentos proibitivos, não numa fase de dieta, mas SEMPRE! A ideia expressa-se mais ou menos nestes termos: "gosto de comer x, mas x faz-me engordar, logo NÃO POSSO comer x".

Muito honestamente, sou totalmente contra o princípio da supressão do prazer, desde que vivido com sensatez e respeito pela nossa integridade física e moral e pela dos outros, claro. Há que enfrentar a realidade! Se nos babamos todas(todos) por um prato de bacalhau com natas e uma bela fatia de Toucinho do Céu, pergunto qual é o mal de vivermos na constante ansiedade em BANIR estas maravilhosas iguarias da nossa dieta?!

E aquela gente chata, que não tem problemas de saúde, nem de peso... e estão sempre a dizer, "que horror!, isso faz mal!, e engorda muito!" Que gente CHATA!

O problema reside no equilíbrio e mais nada! Conceitos como "uma vez por outra" ou "só um bocadinho" são mais saudáveis para o organismo e para a alma do que "nunca, porque faz mal".

(Como já deu para ver, não morro de culpabilidade, mas lá que tenho dificuldade em atingir o equilíbrio, ai isso tenho... Alguma vez conseguirei atingi-lo?)

Sem comentários: