Amigos Bolachudos

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Quando falam mal de nós

Não me importo nada que falem mal de mim nas minhas costas. Prefiro essa atitude do que chegarem junto de mim e me dizerem "as verdades na cara".

Primeiro, porque eu posso nunca ter pensado muito sobre o assunto e ficar sem resposta. Por exemplo, se alguém vem ter comigo e me diz "és uma grandessíssima incongruente", eu fico sem saber o que dizer.  E se eu não sei o significado de incongruente e ainda tenho de ir ao dicionário? Grande trabalheira e não vale a pena o esforço. (Eu até cá acho que incongruente é uma palavra muito chique e cheia de estilo.)

Segundo, posso ter de fazer uma grande peixeirada para me defender. Imaginem alguém que vem ter comigo e diz "minha besta, roubaste-me 10 cêntimos da minha carteira!". No caso de ser falso, eu não posso ficar com a minha honra afectada. Vou ter de dizer "ó minha badalhoca esta é a palavra mais feia do dicionário de língua portuguesa, julgas que estás a falar com quem, hã? achas que eu alguma vez iria tocar na sebenta da tua carteira, tão alcoólica e imunda como tu, para te tirar 10 cêntimos que tu ganhaste ali a matar piolhos, minha ordinarona?" outra palavra feia Depois, é claro, tinha de se resolver tudo ao pontapé e à galheta. E eu ODEIO peixeiradas, pontapés e galhetas, é bom que se saiba.

Terceiro, posso desiludir quem me vem dizer frontalmente "as verdades". Se me disserem, cara na cara, "és uma irresponsável e uma preguiçosa, que adia tudo para a última da hora", eu vou ter de dizer com muita vergonha e frustração "pois sou, é verdade". Como é que vai ficar a pessoa que me disse "as verdades" na cara? Mal! Ela estava à espera que eu dissesse "irresponsável é a tua avó" e eu vou desiludi-la. Eu não gosto de desiludir ninguém!

Quarto, eu não acredito em "verdades". A verdade é tudo aquilo em que nós acreditamos e eu acredito que temos sensibilidades, disposições e perspetivas diferentes. Mais nada.

Por isso, não me importo que falem mal de mim nas minhas costas. Simplesmente, quero lá saber.

Sem comentários: