Amigos Bolachudos

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Legumes salteados

Consumir legumes na sopa é sempre uma óptima solução. Mas podemos igualmente optar por legumes cozidos... ou salteados. Neste último caso, depois de os cozermos em água e um pouco de sal, basta escorrê-los e adicioná-los a um tacho, onde já pusemos um pouco (pouquinho mesmo!) de azeite e um ou dois dentes de alho picadinhos. Note-se que o azeite apenas deve aquecer um pouquinho e nunca "ferver" e fritar o alho, pois não só não é saudável, como se torna mais calórico. Assim que adicionarmos os legumes, devemos envolvê-los rapidamente no azeite e no alho picado, apenas para ganhar sabor, nada mais. Também costumo acrescentar umas gotas de vinagre aos legumes enquanto mexo.

Podemos saltear, inclusivamente, restos de legumes cozidos, como brócolos, couve branca,  feijão verde... Além de saborosos e nutritivos, dão um colorido especial ao prato!

5 comentários:

Alexandra disse...

Adoro legumes salteados... Há uma mistura chinesa congelada que pode ir directamente para o WOK e fica uma delícia. Experimenta cogumelos frescos....
Abraços

Sweet68 disse...

Para mim até agora legumes só mesmo na sopa ou crus. Tenho imensa dificuldade em comer legumes cozidos até porque não sou muito fã de couves e sou um bocado céptica em experimentar aqueles legumes menos normais tipo beringela, courgete, ets até porque não sei como os cozinhar. Por isso estou mortinha por ver os teus menus...

lev disse...

Adoro legumes salteados!!!bj

LGG disse...

Pronto!
Já li o blog de uma ponta à outra! :)
Vou continuar a acompanhar-te! Boa sorte nesta «vida dura»! :)

Maria Bolacha disse...

Olá! Sim, é verdade, são muito bons, já experimentei. Não sei porquê, mas não tenho o hábito de comprar legumes congelados e até são muito práticos. Já agora, Sweet, penso que o importante, no fundo, é comer legumes, seja qual for a forma. Há quem não os coma, a não ser no caldo verde... A vantagem dos legumes salteados é precisamente a de "disfarçar" o sabor de legume cozido. Tanto podemos saltear couves como feijão verde (ainda agora preparei uns para congelar), brócolos, cenoura, etc. Outra possibilidade é a de consumirmos legumes em quiches. Não irei publicar os meus menus, porque não sou suficientemente disciplinada, mas vou partilhar/partilhando alguma receita ou sugestão que considere interessante, incluindo a das quiches, ok? Já agora, Lev e LGG, obrigada pelas visitas e até breve, aqui... ou aí!