Amigos Bolachudos

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Hoje é "o dia".



As mulheres são dadas a isto, não sei porquê...

Mas a verdade é que, na maior parte das vezes, (re)iniciamos a nossa dieta no primeiro dia do mês, ou num feriado, ou numa segunda-feira, ou no primeiro dia de regresso ao trabalho, e estes são apenas alguns exemplos.

Longe de nós começar uma dieta às 16h54, num dia qualquer da semana ou do mês, sem uma motivação simbólica qualquer! Começar assim do nada?! Nã... nem pensar! É sempre na manhã de um novo dia - criteriosamente escolhido - que a missão "perder peso" arranca, cheia de esperança e determinação.

Eu recomeço hoje uma dieta, não sei exatamente se é específica para perder peso, mas é seguramente saudável e equilibrada.

Não tem nada de especial. Ao almoço, é só carne ou peixe com salada e legumes; ao jantar, a mesma coisa, ou então apenas uma sopa (sem batata) e gelatina ou fruta (em dias alternados). No pequeno-almoço, tenho de ter o meu café com leite e torrada com manteiga magra. No resto do dia, intervalo pequenos lanches de gelatina, fruta, iogurte, chá (fruta, em doses moderadas, evitando bananas e uvas).

Hidratos de carbono, portanto, apenas num pão, e será assim durante um mês. Depois, reavalio como faço.

Nada de adoçantes*, evitar fritos ou assados com gordura, preferir carnes brancas e magras, laticínios magros e, finalmente, inovação por estas bandas, reduzir o sal.

Enfim... aqui vamos nós de novo... As minhas pequenas andorinhas precisam muito da mãe, sobretudo de uma mãe saudável e forte.

So help me God!

* Bebo tudo sem açúcar - café, leite ou chá. É mesmo uma questão de hábito, nada mais. Assim que o nosso paladar ficar habituado, nunca mais conseguiremos adoçar estes líquidos, podem acreditar! Ainda assim, para quem não conseguir beber café, chá ou leite sem uma pitada de doçura :) é mil vezes melhor um pouco de açúcar do que edulcorante, aspartames e cia., já que a nossa saúde está em primeiro. Leiam aqui, no bloque da Maria XL, que também pensa como eu (ou eu como ela?), as razões de evitarmos palhaçadas químicas a bem da nossa saúde

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu que ia toda lançada para comentar, chego ao fim do texto e fiquei sem palavras :)
Obrigada Maria :)
Quanto às dietas, hoje quero é uma alimentação saudavel. Cada um com o seu ritmo.
Não estou em competiçao :)

Beijinho